Junta de Freguesia de Armil Junta de Freguesia de Armil

Capela de São Salvador

A Capela de São Salvador está situada no monte com o mesmo nome, a cerca de 526 metros de altitude, sobre um maciço granítico.
Esta capela é pequena, toda em granito e muito antiga pois data de 1444.

É uma capela dos devotos do Divino Salvador e nela existem 3 imagens religiosas:
a do Divino Salvador, oferecida em 15 de Agosto de 1972 por António Soares Sampaio;
a de Santa Apolónia, que é de madeira e data de 1982;
e a de Santa Luzia que é em barro.

Um pouco abaixo do alto do monte encontramos também uma imagem do Cristo Rei, oferecida por emigrante, situada em cima do penedo da Azinheira.
Descendo mais um pouco da encosta, a margem da estrada, encontramos o "penedo do Ermitão", referenciado no link das "Lendas e Tradições" do nosso sítio.
A capela confina com as freguesias vizinhas de São Martinho de Silvares e de Jugueiros, freguesia esta pertencente já ao concelho de Felgueiras e distrito do Porto.
O acesso ao monte foi aberto no ano de 1965, na altura em terra batida. Hoje em dia a estrada que liga ao alto do monte encontra-se pavimentada.

Do alto do monte de S. Salvador, do terraço situado em frente à capela, avista-se uma paisagem magnifica e deslumbrante de onde se pode observar o monte de Santa Catarina, conhecido por Penha, em Guimarães, o monte de Santa Quitéria em Felgueiras e ainda uma vista panorâmica de todo o concelho de Fafe, desde a cidade até às aldeias vizinhas. Em dias de grande luminosidade e de bom tempo consegue-se observar o Santuário do Sameiro, em Braga.

A festa em Honra do Divino Salvador celebra-se a 15 de Agosto de cada ano no alto do monte. Pode consultar imagens da mesma, no link das "Imagens" do nosso sítio.

Nos últimos anos a capela e a zona envolvente tem sofrido várias obras de requalificação.  É de referenciar a ampliação do adro da capela e do miradouro, a construção de um bar com boas condições e esplanada, bem como novos sanitários,  a construção de um parque de lazer com mesas, churrasqueiras, ajardinamento, entre outras obras.

Só visitando e conhecendo o local é que poderá observar e desfrutar desta beleza da natureza!


 


Visite Armil e o monte do Divino Salvador




Fig. 1 - Capela do Divíno Salvador


  • Partilhar 

© 2024 Junta de Freguesia de Armil. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia