Falando agora um pouco sobre as colectividades existentes na freguesia, das quais não nos poderíamos esquecer pois são as que dão ânimo à freguesia e a mantêm viva e activa, é de referenciar a existência das seguintes:
· Grupo Cultural e Desportivo de Armil
· Grupo Coral de Armil
· Associação Coordenadas para o Futuro
· Grupo de Bombos de Armil
· Grupo “Criar Alegria”
Dos grupos acima referidos, apenas os três primeiros são associações federadas e registadas. Os outros grupos, destinam-se à ocupação de tempos livres e ao desenvolvimento de actividades que contribuem para o crescimento da freguesia.
Vamos passar a descrever cada uma delas.
Grupo Cultural e Desportivo de Armil
O Grupo Cultural e Desportivo é o binómio entre a cultura e o desporto da freguesia e foi fundado em 6 de Junho de 1978. Os seus fundadores foram:
· Nelson Freitas Sampaio
· António Albano Martins Costa Leite
· José Carlos Cunha Sampaio
· Carlos Faria
· Armandino Soares Freitas
· João Carlos Soares Freitas
· Luís Pereira Dias
· Almerindo Freitas Sampaio
· António Avelino Leite Freitas
· José Isidoro Sampaio
Ao longo dos anos o grupo desenvolveu actividades desportivas como o tiro ao prato, a pesca e o futebol sendo esta última aquela em que mais se apostou e tem vindo a apostar; ao nível cultural o grupo já teve teatro, participações em encontros de reis, organização de torneios de sueca e de malha, organização do cortejo de Carnaval e da festa de São Martinho em conjunto com outras entidades, entre outras actividades.
Falando agora do presente, as actividades culturais mantêm-se, com excepção do teatro, as actividades desportivas actualmente desenvolvidas são o futebol, quer ao nível masculino com participações dos escalões sénior, júnior, juvenil e iniciado nos campeonatos organizados pela Câmara Municipal e pela Associação de Futebol Popular de Fafe, quer a nível feminino com a participação no escalão sénior e de formação, no campeonato e taça organizados pelas mesmas entidades.
Quanto às receitas do Grupo, para ser possível manter o seu funcionamento, advêm essencialmente das cotas dos associados, de um subsídio da Câmara Municipal e da Junta, de alguns patrocínios, do bar da sede e o do campo de futebol, do cantar de reis e dos donativos dos adeptos e de pessoas da freguesia.
As instalações do clube têm vindo a melhorar ao longo dos tempos: tem um parque de desportos, com iluminação, e no qual existem uns balneários recentemente renovados, um campo de futebol de 11, um campo de futebol de 5 e uma "barraca" para venda de bebidas e petiscos em dias de jogo, tendo este terreno sido doado pela Casa das Cortes e pela Casa da Carvalheda desde o ano da fundação do clube; tinham uma sede na cave do edifício da Junta de Freguesia, e atualmente a sede passou para a antiga escola de Armil e encontra-se aberta a todos os associados e simpatizantes à sexta-feira a partir das 21 horas.
Podemos então dizer que é um grupo que trabalha em prol da comunidade e para dignificar o bom-nome quer do grupo quer da freguesia.
Para mais informações visite o site do G. C. D. Armil:
https://gcdarmil.webnode.com/
Grupo Coral de Armil
O Grupo Coral de Armil foi fundado em 7 de Setembro de 1989 pelos senhores:
· António Costa Lemos,
· Armandino Soares Freitas
· Joaquim Alberto Marinho Oliveira
Este grupo tem uma parte mais ligada à igreja onde desenvolve actividades no âmbito das festividades religiosas e na animação das celebrações eucarísticas e uma parte mais voltada para o desenvolvimento de actividades culturais, recreativas e assistenciais, como por exemplo a festa do Idoso.
Actualmente, o presidente do Grupo Cultural de Armil é o senhor Ismael Ramos, Grupo este que é constituído por vinte e cinco elementos que se deslocam diversas vezes a outras localidades para participarem em cerimónias e eventos.
É também importante referir que este Grupo participa em todos os encontros de coros, marcando e honrando com brilho a sua presença tal como os Concursos de Cantares de Reis, promovido pela Câmara Municipal, nos quais já alcançaram por diversas vezes o primeiro lugar.
Associação Coordenadas para o Futuro
A Associação Coordenadas para o Futuro foi fundada em 12 de Agosto de 2012 pelos jovens:
· Ana Rute Soares Leite
· Bruno Manuel Oliveir
A Associação Coordenadas para o Futuro tem como principal objectivo desenvolver projectos dinamizadores quer na freguesia de Armil, quer a nível concelhio, proporcionando actividades ligadas ao desporto, cultura, lazer e no âmbito da solidariedade e entre ajuda.
Actualmente, o presidente da Associação Coordenadas para o Futuro é o jovem João Pedro Magalhães, e é constituída por cerca de quinze elementos.
A atividade mais emblemática desta associação é o Arraial que fazem sempre no último sábado de o mês de Julho. Este arraial conta com a participação de todos os elementos, dos seus familiares e de pessoas amigas dos elementos, pois em média são cerca de 300 pessoas a aderir a este evento que tem variados petiscos tais como, bolo com rojões, bacon e sardinhas, tem sardinhas assadas, churrasco, bifanas, caldo verde, entre outros petiscos. Conta sempre com animação musical e mini aula de zumba.
A Associação aceita novos colaboradores que se pretendam tornar membros com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos.
Grupo de Bombos de Armil
Este grupo foi criado a quando da necessidade de pessoas para percorrer a freguesia por altura da festa do Divino Salvador com a ronda dos tambores. Para solucionar esta lacuna, um grupo de 5 jovens (Bruno, Hugo, João, Sérgio e Tiago) juntou-se e deram corpo a esta iniciativa. Para tudo isto ser possível, o grupo contou ainda com a colaboração do Sr. José Freitas que acompanha o grupo tocando concertina.
Atualmente este grupo já conta com mais 4 jovens, Rute, Fábio, Sofia e Pedro que se juntaram aos restantes para animarem a freguesia.
A principal actividade deste grupo é na véspera do dia da Festa do Divino Salvador, percorrendo a freguesia a tocar e animando tudo por onde passa, angariando fundos para tornar possível a realização da festa.
No entanto o grupo encontra-se disponível para participar em outras actividades a que seja solicitado.
De louvar o facto de este grupo prestar os serviços para a comunidade de forma totalmente gratuita, ajudando assim a freguesia.
Grupo “Criar Alegria”
No sentido de dinamizar o gosto pela música, teatro, danças entre outros, dos mais novos, surgiu a ideia de criar o Grupo ”Criar Alegria”.
Os promotores desta iniciativa foram a Professora Júlia Sampaio e Bruno Oliveira.
Fundado em meados de Janeiro de 2009, o Grupo conta já com cerca de 3 a 4 dezenas de “Jovens Criadores de Alegria”, com idades variadas entre os 6 e os 14 anos.
As principais actividades desenvolvidas centram-se na animação das eucaristias do 1º sábado de cada mês e nas festas de cada ano da catequese, bem como na participação das actividades promovidas na freguesia como por exemplo cantares de reis, Festa de Natal e na Festa da Escola.
É de enaltecer e fomentar este tipo de acções, com vista a manter os jovens e crianças ocupados e empenhados em servir a comunidade.