Junta de Freguesia de Armil Junta de Freguesia de Armil

História

A freguesia de Armil estende-se ao longo do rio Ferro, afluente do Vizela, num vale profundo e rico de encantos paisagísticos e florestais, distando cerca de 5 km da sede do concelho.

O povoamento desta freguesia é anterior à nacionalidade Portuguesa, apresentando origens germânicas, “Villa de Armiri”. As inquirições de 1220 referem-se a “Sancto Martino de Armir”, na terra de Montelongo, enquanto em 1297 se dá a anexação da sua igreja ao Mosteiro de Pombeiro. As inquirições de 1258 mencionam a existência de trinta e um casais de fidalgos aqui residentes, com importantes privilégios.


Um dos pontos panorâmicos mais afamados é o monte de S. Salvador, encimado por uma capela datada de 1444 (Capela mais antiga do concelho de Fafe), em torno do qual existem vestígios de uma fortificação há muito desaparecida. No cume deste monte, desfruta-se uma vista deslumbrante sobre os vales e serranias em redor, onde se realiza uma das mais concorridas e famosas romarias de todo o concelho, em 15 de Agosto de cada ano.

O número de habitantes desta freguesia ronda os 1020, segundo o Censo 2001, que desenvolvem, na sua maioria, as suas actividades económicas na agricultura, indústria do calçado, carpintaria, têxtil e construção.

© 2024 Junta de Freguesia de Armil. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia